
Análise e Formulação de Políticas Públicas
http://www.amazon.com/dp/B01672SU10
Durante os últimos anos, estudos de política pública têm recebido muita atenção nos círculos acadêmicos em todo o mundo por diversas razões. Além do aumento da consciência sobre seu papel e a importância da formulação de políticas públicas e implementação na resolução dos múltiplos desafios a ser enfrentado por todos os países, a principal razão para este interesse em questões de política pública tem sido o papel cada vez mais assertivo das organizações da sociedade civil e dos meios de comunicação. Eles querem saber como políticas públicas que afetam o cidadão comum são formuladas e a maneira pela qual os aparatos da governança funcionam de modo a permitir-lhes fazer julgamentos informados e tomar medidas apropriadas.
A formulação de políticas públicas tem sofrido uma mudança metamórfica durante as últimas três ou quatro décadas, devido à globalização rápida do mundo. Há pelo menos quatro maneiras em que a globalização está afetando a formulação de políticas em cada país. Em primeiro lugar, graças aos meios de comunicação social e electrónico, as pequenas questões que uma década ou mais atrás só poderia encontrar lugar na última página de um jornal de circulação nacional tornam-se notícias de última hora nos principais canais globais criando advocacia e simpatia de movimentos em diferentes partes do mundo. Em segundo lugar, com o mundo cada vez mais globalizado, as questões globais como a degradação ambiental, alterações climáticas, OGM, etc., que só foram discutidas nos corredores do poder estão sendo debatidas nas salas de estar dos países e criando fortes movimentos de defesa entre a população.
Em terceiro lugar, os centros de poder real e tomada de decisão estão se deslocando do nível local ao global, com o alcance de grupos de interesse nacionais para seus simpatizantes nas organizações internacionais, corporações multinacionais e os governos dos poderes globais. Esta extensão permite-lhes forçar o seu próprio governo a aderir às suas demandas por causa da influência econômica e política de seus parceiros mundiais. Por último, se pelos interesses internos ou não, agentes estatais e não-estatais globais estão cada vez mais presentes os domínios que foram reservados, doravante exclusivamente para a máquina do Estado nacional. Eles não só interferem na formulação de políticas, mas agora estão agindo diretamente através de seus procuradores, na forma de organizações não-governamentais na formulação de políticas nacionais e implementação.
Neste pequeno manual, vamos examinar a forma como as políticas são formuladas, implementadas e monitoradas, os passos envolvidos e as atividades a serem realizadas nas várias etapas. Ele também lista os critérios para julgar a eficácia de uma política e termina com os principais pontos fracos da formulação de políticas em um país típico em desenvolvimento como o Paquistão.
Less